SpeedFan 4.52


SpeedFan é um programa que monitora tensões, velocidades das ventoinhas e temperaturas em computadores com chips de monitor de hardware. SpeedFan pode até mesmo acessar informações de S.M.A.R.T. e mostrar as temperaturas do disco rígido. SpeedFan suporta discos SCSI também. SpeedFan pode até mesmo alterar o FSB em alguns hardwares (mas isso deve ser considerado um recurso bônus). SpeedFan pode acessar sensores de temperatura digitais e pode alterar a velocidade das ventoinhas em conformidade, reduzindo assim o ruído. SpeedFan funciona bem com Windows 9x, Me, NT, 2000, 2003, XP, Vista, Windows 7, 2008, Windows 8, Windows 10 e Windows Server 2012. Ele funciona com Windows de 64 bits também.

  • SpeedFan pode acessar os sensores de temperatura disponíveis na sua placa-mãe e na sua placa de vídeo nVidia. As temperaturas mais amplamente disponíveis são do chipset, da CPU, do ambiente e do circuito de alimentação.
  • CPUs modernas podem relatar sua própria temperatura interna. CPUs de múltiplos núcleos são frequentemente capazes de relatar as temperaturas de cada núcleo individual. SpeedFan pode acessar essas leituras e relatar alterações.
  • Hardwares mais potentes (placas-mãe, processadores, placas de vídeo e discos rígidos) muitas vezes requerem mais energia. Mais energia leva a mais calor se dissipar. Um fluxo de ar adequado dentro do gabinete do computador ajuda a manter as temperaturas baixas. Dentro de computadores há ventoinhas que criam tal fluxo de ar. SpeedFan pode relatar as velocidades de cada ventoinha e pode até mesmo mudar as suas velocidades baseado nas temperaturas atuais. Isso reduz o ruído e melhora a experiência do computador.
  • SpeedFan pode acessar as tensões relatados pelo hardware. Isto pode ajudar a identificar problemas estranhos com computadores, resetando sob estresse, por exemplo. Por favor, note que SpeedFan relata as tensões de acordo com a documentação oficial. Às vezes, os fabricantes de hardware usam circuitos personalizados.
  • Quase todos os discos rígidos podem relatar um conjunto de dados sobre a sua própria saúde e status. Isso é chamado SMART. Com base nos dados relatados, uma falha no disco rígido muitas vezes pode ser detectada precocemente. A temperatura do disco rígido pode ser lida também, e é útil para a identificação de superaquecimento de componentes que poderiam reduzir a confiabilidade dos seus dados valiosos. SpeedFan oferece um recurso exclusivo (chamado de “análise aprofundada online”), que compara os seus dados SMART do disco rígido com um modelo derivado de milhões de relatórios. Isso ajuda a identificar melhor quando um disco rígido específico está fora dos valores “normais”.
  • SpeedFan pode relatar dados de saúde e valores estatísticos retornados por discos rígidos SCSI. Tais dados também contém a temperatura do disco rígido. As temperaturas do disco rígido estão positivamente correlacionados com falhas no disco rígido. Esta é a razão pela qual essas informações são tão importantes.
  • Dados SMART dos discos rígidos conectados aos controladores RAID (software ou hardware) são mais difíceis de serem lidos. SpeedFan está melhorando o suporte a RAID e atualmente suporta adequadamente software RAID (oferecido pelo Windows) e controladores ARECA, CSMI e AMCC 3ware. O acesso confiável aos controladores RAID requer o suporte de fabricantes de hardware. Isso é algo que está sendo trabalhado.

Como a mudança da velocidade da ventoinha funciona
SpeedFan monitora temperaturas a partir de várias fontes. Ao configurar corretamente SpeedFan, você pode deixá-lo mudar a velocidade das ventoinhas com base na temperatura do sistema. Ao escolher os parâmetros para a velocidade mínima e máxima da ventoinha, tente defini-las manualmente (desative todas as caixas de seleção variáveis de ventoinhas) e ouça o ruído. Quando você não ouvir nenhum ruído da ventoinha, em seguida, você pode definir esse valor como a velocidade mínima para essa ventoinha. Sugere-se usar 100 como o valor máximo, a menos que você ouça muito ruído com isso, caso em que você pode reduzir a velocidade máxima para 95 ou 90. Você pode definir, por exemplo, 60 como o valor máximo. Considere que, quando a temperatura de advertência é atingida, o programa define a velocidade da ventoinha para 100, seja qual for a velocidade máxima que você selecionou. Uma última palavra deve ser dita sobre o uso da ventoinha x caixa de listagem. Em alguns PCs, mais de uma temperatura muda quando uma ventoinha funciona mais rápido. Você pode configurar em qual ventoinha cada temperatura deve confiar. Em alguns sistemas, TEMP1 e TEMP3 são influenciados por FAN1.

Alguns números…
SpeedFan pode lidar com:

  • quase qualquer número de pontes sul
  • quase qualquer número de chips de monitor de hardware
  • quase qualquer número de discos rígidos
  • quase qualquer número de leituras de temperatura
  • quase qualquer número de leituras de tensão
  • quase qualquer número de leituras de velocidade da ventoinha
  • quase qualquer número de PWMs

Aviso Legal
Este programa é destinado a usuários avançados. Para aqueles que sabem o que estão fazendo. Não se soube de nenhum problema real causado pelo SpeedFan, mas pode ser devido ao fato de que, uma vez feito o PC explodir, o usuário desapareceu na explosão, sendo assim incapaz de informar🙂 Enfim: SpeedFan pode ser extremamente útil, mas primeiro você deve observar o seu comportamento antes de configurá-lo e esquecê-lo.

——————————————————————————————

Tela SpeedFan 4
Tela SpeedFan 4

——————————————————————————————

Download
Idioma: Inglês
Tamanho: 2,9 MB
.

Sistema: Windows 95, NT4, 98, Me, 2000, XP, Server 2003, Vista, Server 2008, 7, Server 2012, 8, 10
Licença: Gratuito
.

Fonte: Alfredo Milani Comparetti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s